sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Crítica, Teoria e Literatura Infantil, de Peter Hunt

.

A situação da crítica literária especializada nos livros para criança é o tema do livro Crítica, teoria e literatura infantil (Cosac Naify, 2010)
do professor e investigador da Universidade de Cardiff, Peter Hunt –, apresentado, ontem, num seminário no Rio de Janeiro.

«O professor emérito Peter Hunt é um dos principais críticos de literatura infantil e juvenil da contemporaneidade. Crítica, teoria e literatura infantil foi especialmente revisado pelo autor tendo em vista o público brasileiro e ainda traz um prefácio exclusivo. Hunt discute a situação da crítica literária especializada nos livros para criança, definindo os campos de atuação da “crítica”, da “literatura” e do conceito de “criança”. Aborda os preconceitos que existem dentro das universidades com relação à literatura infantil, que dificultam o desenvolvimento da crítica especializada dentro das instituições. Relativiza se é necessário a criação de um vocabulário específico para este tipo de crítica ou se pode valer-se da já construída para os romances e contos ditos “para adultos”. Define, ainda, termos-chave desta literatura, como livro-ilustrado e livro-imagem. Em doze capítulos e um apêndice, Hunt colhe exemplos práticos da literatura universal e a edição traz imagens internas das obras que enriquecem a leitura e compreensão. Uma obra fundamental para professores e estudantes.»
(por Cosac Naify)


Peter Hunt é um dos críticos mais importantes do panorama literário para a infância, tendo alcançado um reconhecimento internacional, nomeadamente pela atribuição de prémios tais como o International Brothers Grimm Award (Japão) e o Distingued Scholarship Award (Estados Unidos). É autor de várias obras de referência como
An Introduction to Children’s Literature (1994), Children’s Literature: an Illustrated History
(1995), Understanding Children’s Litterature (1999), bem como editor de diversos números da Children’s Litterature: a Blackwell Guide. Crítica, teoria e literatura infantil é o primeiro livro do investigador traduzido para português e publicado no Brasil.


Leia uma entrevista realizada ao investigador britânico AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário