segunda-feira, 25 de julho de 2011

Flotante, de David Wiesner

.


Obra diversas vezes premiada e vencedora, em 2007, da medalha Caldecott, Flotante narra, por meio de uma soberba (e exclusiva) combinação de imagens, a história de um menino a quem as grandes ondas do mar entregam, um dia, uma antiga máquina fotográfica subaquática. O mistério e a intriga, motivados pelo estranho aparecimento da câmara e pelas surpreendentes fotografias que guarda, transportam o jovem-protagonista num fantástico périplo marítimo e desafiam-no a resolver os enigmas do jogo para o qual foi, inesperadamente, chamado a participar.

Apostado numa gramática visual extremamente rica e estimulante, o álbum descreve-se por uma notável sequenciação de ilustrações/aguarelas realistas – e até, por momentos, surrealistas –, em que as sugestões de movimento, suspense e dinamismo resultam de uma primorosa variação de planos, perspectivas e focalizações, em estreita articulação com um corte gráfico próximo do registo cinematográfico, intensificando o ritmo narrativo e reforçando emoções e expressividades.









Ficha técnica:
Título Flotante | Autor David Wiesner | Ilustrador David Wiesner | Editora Oceano Travesía | Data de edição 2007 | ISBN 978-970-777-360-8

Sem comentários:

Enviar um comentário