terça-feira, 20 de julho de 2010

A propósito do álbum...

a

Edição adaptada da tese de doutoramento de Teresa Duran, esta obra aproxima-se, conforme indica na introdução, de um ensaio divulgativo, especialmente voltado para o estudo do livro infantil e da leitura enquanto ferramentas de comunicação/cognição. Partindo de uma ampla análise teórico-crítica sobre questões ligadas aos processos de comunicação e de leitura, a autora procura demonstrar a que níveis se estruturam, interagem e operam as distintas linguagens – verbal, visual e oral – que enformam o livro, e mais concretamente o conto, na activação da percepção visual e do desenvolvimento cognitivo da criança, assim como das suas competências leitoras. Para a observação de analogias entre ambos tipos de recepção leitora, tanto da narrativa verbal como da visual, a investigadora centrou-se num modelo que considera paradigmático e, como tal, promotor de todos os tipos (e efeitos) de leitura explorados – o álbum ilustrado para a infância.


Carina Rodrigues (in Casa da Leitura)


Sem comentários:

Enviar um comentário