sexta-feira, 2 de julho de 2010

Livros OQO entre os melhores de 2009

.
Desde a sua criação em 2005, a OQO editora não deixa de ser galardoada pela sua criatividade e o seu original labor. Os álbuns Cantas pingas na cidade! e Os mil brancos dos esquimós (ainda sem edição em Portugal) foram recentemente distinguidos com o segundo e terceiro prémio ao "Libro Infantil e Xuvenil Mellor Editado en 2009", outorgados pelo Minisrio de Cultura de Galiza.

Cantas pingas na cidade!, obra que assinala a estreia da dupla-autora Eva Montanari na OQO, recria a viagem alegórica e fantástica de dez gotas de água que, sob pretexto de um ligeiro aguaceiro, se apressam a explorar os encantos do universo citadino. Num formato original, pela sua configuração vertical que favorece a extensão das ilustrações em página dupla e reforça os efeitos de superfície e profundidade explorados, este álbum revela uma fiel combinação entre as duas narrativas que o encorpam. O texto verbal, carregado de lirismo e suportado por uma estrutura paralelística, abraça um universo plástico inovador, que, mediante unha amálgama de técnicas e materiais, dá vida a um conjunto de inusitadas e atraentes personagens antropomorfizadas, numa obra sublime sobre a importância de se saborearem as mais pequenas coisas da vida, até as que, surpreendentemente, “caem do céu".

O livro de autoria lusa, Os mil brancos dos esquimós, com texto de Isabel Minhós Martins e imagens de Madalena Matoso, conduz o leitor pelas brancuras do Árctico, estimulando a sua curiosidade para a vida da civilização esquimó. Na voz de um pequeno inuíta, dão-se a conhecer os mais variados tipos de branco que este povo tão exótico distingue para a sua sobrevivência. Dotado de uma componente verbal particularmente singela e atractiva, próxima do registo infantil, a obra compõe-se, ainda, de um conjunto amplo de expressivas e originais ilustrações em formato sangrado, assentes no recurso ao recorte e à colagem de diversos materiais reciclados, e harmoniosamente articuladas com o ambiente natural sugerido, centrando-se nas personagens e nos momentos-chave da diegese.

Carina Rodrigues (in El Correo Gallego)

Sem comentários:

Enviar um comentário