quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ser feliz na simplicidade da vida: Vamos encontrar um tesouro, de Janosch

.

.
Depois de Que bonito é Panamá! e Correo para o tigre, ambos editados sob a chancela da Kalandraka, respetivamente, em 2010 e 2011, vem a lume, na mesma coleção dirigida a leitores iniciais, outro clássico universal do célebre Janosch, pseudónimo de Horst Hecker (Hindenburg/Zabrze, 1931). Recorde-se que o artista plástico é um dos mais relevantes autores da literatura infantojuvenil alemã, tendo sido responsável por mais de duas centenas de publicações para crianças (e não só), amplamente divulgadas e traduzidas em todo o mundo. Se as suas primeiras obras, sobretudo vocacionadas para um público adulto, mais críticas e perpassadas por uma tonalidade de fundo político, não conheceram o êxito comercial desejado, Janosch alcança um reconhecimento internacional notável numa segunda fase do seu percurso artístico/criativo, através, nomeadamente, das suas histórias para os mais novos: livros que versam tópicos como a amizade e a tolerância, também capazes de insinuarem, por via de uma subtil ironia, um ponto de vista mais crítico sobre o mundo real.
Originalmente publicado em 1979, Vamos encontrar un tesouro. A historia de como ursinho e trigrezinho procuram a felicidade na terra (Kalandraka, 2013) integra a sua famosa série sobre as aventuras dos dois inseparáveis amigos convocados no subtítulo, narrando, desta vez, a sua história em busca de uma fortuna. Depois de muito andarem, de se cruzarem com a toupeira, o peixe, a galinha, o burro e o mocho, de cavarem na terra e nas profundezas do mar, de juntarem muito dinheiro, de o perderem, de serem enganados e roubados, de discutirem e fazerem as pazes, ursinho e trigrezinho descobrem como é, afinal, tão bonita a vida na amizade e na simplicidade das coisas, ou, como descreve o epitexto editorial, que «os verdadeiros tesouros da vida nem sempre são monetários ou materiais».
Carregado de humor, num registo acessível e afetuoso, o livro acompanha as tentativas dos protagonistas para encontrar um tesouro que satisfaça os seus maiores desejos, mas também para acabar por descobrir que o melhor dos tesouros e a verdadeira felicidade residem na sua amizade. Acompanhando a narrativa na exploração das cumplicidades existentes entre estes dois fiéis companheiros, as ilustrações coloridas e realizadas em traços simples, num estilo próximo do infantil, não só recriam com pormenor as personagens e os momentos-chave da diegese, como ampliam, não raras vezes, os seus sentidos, promovendo a identificação dos leitores com o universo afetivo/intimista retratado.
      Uma obra clássica bastante ajustada aos tempos atuais, a uma sociedade subjugada à usura e ao materialismo, que tende a hierarquizar as pessoas mais pela aparência do que pela essência. 

   Carina Rodrigues
Originalmente publicado em El Correo Gallego, a 7 de dezembro de 2013

.

Sem comentários:

Enviar um comentário