segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bibi, de Elzbieta

 
.

Numa linguagem metafórica a que nos tem habituado a prestigiada autora e ilustradora de Flon-Flon et Musette, sem temer a recriação de temáticas de forte cariz emotivo e questionador, Bibi estimula a reflexão em torno de motes sensíveis e pouco comuns no quadro da produção literária para os mais novos – o divórcio e a superprotecção materna.

Centrada no ponto de vista da criança, esta história apresenta-nos uma “mãe galinha” – atente-se na representação da personagem na ave – que impede o seu filhote de voar pelas suas próprias asas, dando conta dos efeitos nefastos que a superprotecção materna exerce sobre o crescimento e o acesso à independência, afectiva e intelectual, do indivíduo.

Combinando um texto verbalmente simples e reduzido, com a presença de diálogo, e ilustrações fortemente expressivas, em resultado das opções cromáticas, o livro recria, de forma harmoniosa, a ingenuidade do protagonista e a afectividade nutrida entre mãe e filho.

Trata-se, pois, de uma obra de qualidade assinalável e que coloca os seus leitores face à ambiguidade de fronteiras entre o livro para crianças e o livro para adultos.


Ficha técnica:

Título
Bibi |
Autor Elzbieta | Ilustrador Elzbieta | Editora L'école des Loisirs  Local Paris | Data de edição 1999 | ISBN 978-22-1104-786-9


Carina Rodrigues (in Casa da Leitura)

Sem comentários:

Enviar um comentário